Você certamente já esbarrou com propostas no estilo “sigo de volta”, “troco like” e “elogio”. Não é incomum estarmos nas redes sociais e nos depararmos com estes comentários em publicações ou vermos anúncios do tipo “adquira 1000 seguidores”. Se você tem seu negócio na web, fuja destes procedimentos! Entenda a necessidade de gerar engajamento para sua fanpage e não número de curtidas ou seguidores!
Uma marca que se dispõe a ter presença digital precisa entender que tais procedimentos são prejudiciais. Compra de curtidas, compra de seguidores, ações “me siga que eu te sigo” não trarão o resultado esperado. Em outras palavras, ter uma base menor com “seguidores reais” e trabalhar o engajamento desta trará mais resultados. Ao invés de ter um grande número de “fake fans” que vai poluir de vez a sua fanpage.
O que é engajamento?
Engajamento é um medidor do sentimento que o público tem com uma marca ao longo de um determinado tempo através de quatro fatores:
- Envolvimento: O famoso engajamento que tanto falamos! Consiste em quanto o público da marca realmente se envolve com ela. É a métrica mais fácil de ser mensurada. Geralmente através da quantidade de visitas no site, tempo médio por página, curtidas, reações, etc.;
- Interação: Se dá quando há uma interação direta do público com a marca. Como, por exemplo, comentários, mensagens inbox, ligações, e-mails, etc.;
- Intimidade: É o indicador que busca a informação de o quanto de afeto tem o público com a marca. Geralmente é mensurado através de um depoimento ou comentário opinativo. Um compartilhamento elogioso ou através de pesquisas de qualidade, como ocorre na fanpage do Facebook e nos comentários do Google;
- Influência: É o famoso “eu indico”. Mensura o quanto o público tem capacidade de influenciar terceiros a terem alguma experiência com a marca.
Determinar o engajamento do seu público não é a tarefa mais fácil. Mas é algo fundamental para mensurar o nível de penetração que sua marca tem. Seja em seguidores, clientes, potenciais clientes, fornecedores, empregados etc.
O que importa para que a fanpage do seu negócio seja uma fanpage de sucesso é o engajamento que você gera! Seguidores e curtidas não se compra, se gera. Engajamento é a consequência de afinidade do público com a marca.
Melhore seu engajamento
- Defina com uma equipe técnica de marketing, se possível, o tom e personalidade que utilizará na interação com seu público;
- Converse com o seu público de maneira pessoal, se identificando (nome e função) e não apenas utilizando o nome da empresa ou departamento dela;
- Não compartilhe na sua fanpage pontos de vistas pessoais, sobretudo os políticos, religiosos, esportistas e assuntos polêmicos, ou seja, evite debates desnecessários. Foque nos assuntos do seu nicho;
- Se você e/ou a empresa erraram, peça desculpas, repare o erro e assuma as responsabilidades por tal. Desta forma, seu público confiará mais em sua marca;
- Atualize periodicamente sua fanpage. Analisando o horário com maior alcance e interação de seus seguidores;
- Crie conteúdo relevante e seja divertido. Utilize a regra 80/20: 80% de conteúdo social e interessante (relacionada à sua marca ou nicho de atuação) e 20% de conteúdo promocional e institucional da empresa;
- Se for usar o humor como forma de interação faça com cuidado, principalmente ao utilizar os famosos memes. Se não for tão engraçado assim, seu tiro saiu pela culatra e sua fanpage pode ser vítima de trolls ou haters. Que são provocadores que só tem o intuito de armar confusão;
- Invista em produção audiovisual, principalmente vídeos rápidos para divulgar feitos, novidades, momentos engraçados, etc. Segundo pesquisa do site Social Bakers, vídeos tem o dobro de alcance orgânico que postagens sem eles;
- Interaja com outras marcas e empresas. Sua parceria institucional deve se estender ao ambiente digital. Então promova ações em conjunto tanto no offline, quanto no online;
- Seja sucinto. Nada de “textão”. Passe sua ideia no menor número possível de caracteres. Segundo o site de análise de dados Kissmetrics, postagens com até 80 caracteres recebem 66% mais de engajamento.
Portanto, fuja desse tipo de esquema. Construa seu público aos poucos, criando conteúdo relevante e de qualidade. Estamos aqui para te ajudar nesse processo!