Saiba quantas vezes postar por dia nas principais redes sociais

Se você quer que a sua estratégia de marketing de redes sociais seja um sucesso, é fundamental atender a três condições fundamentais: ter objetivos claros, conteúdos eficientes e atingir o público. E é exatamente sobre isso que vou falar hoje!

Cada rede social tem uma dinâmica própria que influencia diretamente a frequência de publicação que você precisa respeitar para que as suas mensagens sejam vistas pelo seu público.

A frequência é um elemento fundamental dentro da estratégia de redes sociais, de acordo com o ciclo de consumo do seu produto ou serviço, ampliando o interesse pela marca.

Mas, qual seria o número de postagens ideal? Não existe um padrão. Tudo depende do tamanho da jornada de compra.

Uma marca que vende um produto de consumo recorrente, como um pão, por exemplo, pode elaborar sua frequência pensando em ciclos de uma semana (já que o cliente compra pão semanalmente). Como é um produto de saída rápida e baixo custo, a decisão provavelmente acontecerá no ponto de venda e, claro, poderá ser influenciada por mídia ou indicações.

Aqui na Seven Press sabemos que o ciclo de compra do nosso serviço leva três semanas a partir do momento que entra em contato.

Toda marca deve garantir que 80% de suas postagens sejam conteúdos informativos, atrativos e agregadores. Os outros 20% apenas devem ser dedicados a conteúdos com produtos, vendas, promoções, etc.

Para que você consiga manter essa frequência é preciso ter um planejamento bem estruturado, com uma agenda de postagens e um calendário editorial.

É importante levar em consideração as características de cada rede social. O Instagram é voltado para imagens e textos curtinhos. Já o Facebook abre portas para conteúdos mais reflexivos, engraçados e opiniões. O LinkedIn, por sua vez, é uma rede voltada a assuntos profissionais e, por isso, a qualidade do conteúdo é o ponto principal.

Ao unir todos esses dados você pode começar a montar sua estratégia de forma eficiente. É possível ter informações sobre seu público usando o Google Analytics ou através dos relatórios de cada rede social, como o Instagram Analytics, Facebook Insights, etc.

Tenha em mente os seguintes pontos:
– como o meu seguidor se comporta em cada rede social?
– quais conteúdos serão publicados nelas?
– quais são os dias e horas da semana ideais para cada plataforma?
– há diversificação em meus posts (pensando em conteúdo e formato)?
– existem datas sazonais que importam para meu público para criar algum post específico?
– quantas vezes por dia/semana irei fazer postagens?

Mas lembre-se que você não pode decidir postar três vezes por dia no Facebook em um dia da semana e, no outro, só publicar um post. Estamos falando aqui sobre a importância da frequência!

Viu só como ter uma frequência de postagens nas redes sociais é necessário?