O sucesso do seu negócio

Antigamente, em um tempo não tão distante assim, quando os clientes precisavam de algum serviço da empresa, era necessário ligar no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) seja para reclamar, para elogiar ou para qualquer outro contato. Nas embalagens vinha descrito algum endereço em que os interessados poderiam entrar em contato com a empresa caso fosse necessário.
Mas então apareceu a internet, os sites, e em tempos mais recentes as redes sociais. Hoje, para falar com alguma empresa basta acessar a página no Facebook ou fazer uma menção no Twitter. Rápido assim. E as empresas também sabem disso. As mais observadoras e inteligentes percebem que as redes sociais são fortes aliadas na relação com seus clientes e sabem, inclusive, que sua ausência – de respostas e interações – nas redes pode significar maus negócios.
Segundo uma pesquisa do Facebook — a maior rede social do mundo —, o percentual da população brasileira que utiliza a rede social é de 49%, o que corresponde a 101 milhões de pessoas. Esse número mostra a importância de estar presente nas redes sociais e utilizá-las como uma ferramenta de trabalho.
É preciso estar presente, acompanhar de perto o seu mercado, identificando novidades, oportunidades e também problemas. A primeira dica é a rapidez das respostas. Um consumidor que utiliza uma rede social para tirar suas dúvidas exige agilidade. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais usamos dispositivos móveis para acessar a internet e auxiliar nas tarefas do dia a dia.
Cada atendimento nas redes sociais será único. Não espere que as dúvidas se resolvam em poucos minutos. É preciso ter paciência e saber ouvir as solicitações. Claro, nem sempre será possível atender as demandas do público, mas você precisa passar confiança e tranquilidade para que o consumidor tenha uma boa experiência com aquele atendimento.
As redes sociais não devem ser usadas somente para estabelecer contato direto. Elas representam ótimas oportunidades de divulgar a marca, expandir o conhecimento, mostrar novidades e atrair novos clientes. Para otimizar as utilizações é preciso entender como cada rede funciona e adequar o seu uso.
Como vimos, as redes sociais são ferramentas essenciais que podem ajudar a sua marca a oferecer um melhor atendimento ao público. A praticidade das plataformas atrai o público, mas é preciso ter atenção a alguns pontos importantes.
Interagir com clientes nas redes sociais não significa, simplesmente, criar um perfil ou página. Não caia nessa armadilha! Mais do que ter é preciso estar presente nas plataformas. Acompanhe seus potenciais clientes, atenda suas solicitações com rapidez e paciência. Fuja das respostas automáticas e personalize cada interação do consumidor com a marca.