Como aumentar seguidores na pré-campanha?

O conteúdo político é uma narrativa para construir reputação. Quando um candidato publica uma foto com uma arma, não quer dizer que ele tem aquele objeto, mas para criar uma narrativa de que é armamentista. Quando publica uma foto com a família quer dizer que o candidato tem valores familiares. Todo ato de comunicação conta na construção da reputação do candidato.

Muitos candidatos começam a publicar conteúdos buscando seguidores e curtidas, mas isso é um erro. Para imaginar a construção de uma narrativa, pense num filme que tem diversas cenas repetidas, você acha chato. Portanto, quando um eleitor passa a seguir uma rede social, o candidato passa a postar uma enorme quantidade de conteúdos que não fazem o menor sentido na cabeça do eleitor, como a publicação da sua agenda, o mesmo deixa de seguir.

Cabem aos profissionais de comunicação conversar com os candidatos e explicar que as redes sociais são canais de comunicação e cada uma com seu perfil. No Facebook e Instagram deverão ser publicados entretenimento e relacionamento. Entretenimento significa o candidato contar a história de uma emenda parlamentar, falando de onde veio a ideia, mostrar as pessoas que foram impactadas diretamente. Ao invés do candidato dizer “destinei a verba para construção da creche”, por exemplo, coloca-se uma mãe testemunhando que agora tem onde deixar o filho, enquanto ela vai trabalhar e pode ficar tranquila. As pessoas não querem ver a obra, mas sim a história da obra.

Quanto menos o político aparecer dentro da sua rede social, melhor vai ser para que aquela informação chegue mais longe. Responda todos os comentários para fazer relacionamentos, inclusive os elogios.

Atualmente, o candidato precisa do assessor de imprensa que se relacionará com os veículos de comunicação e de um produtor de conteúdo para as redes sociais.

No You Tube as pessoas querem informação: conteúdo relevante e de qualidade. Se o internauta analisar que o conteúdo servirá no seu dia-a-dia, o vídeo pode ter 20 ou 60 minutos e será assistido na totalidade. Defina com o candidato um tema como saúde, mostre o atendimento na cidade dele, faça comparações com outras cidades, porque ele fala daquele tema, etc.

Já no Facebook este tipo de vídeo não funciona, pois imagine que a pessoa está no ponto de ônibus com o celular na mão e rolando o dedo e caiu no vídeo. Caso tiver mais que 3 minutos, ela não vai assistir porque ela está ali só para se divertir. No You Tube você chegou a este vídeo porque pesquisou ou recebeu um link. O momento de assistir é diferente.

O sucesso entre os jovens atualmente é Tik Tok com conteúdo base de 15 segundos.

Portanto, quando você produzir conteúdos, lembre-se: Facebook e Instagram são redes para diversão e entretenimento. Youtube é conteúdo com profundidade. Artigos para site tem que ter relevância e profundidade para ser achado pelo Google.

Quando você entende para que serve cada canal, você passa a montar um plano de conteúdo que tem a ver. O conteúdo produzido para o You Tube será fatiado e inserido de forma mais alongada no IGTV, reduzido a 15 segundos para o Stories, ou um recorte de 2 minutos para o Facebook e se a pessoa quiser ver mais, haverá um link redirecionando para o You Tube.

Autor: Igor Sorente