A Black Friday fez as vendas do e-commerce crescer 31% e passou de R$ 5 bilhões no Brasil, segundo levantamento da Neotrust/ Compre & Confie. De acordo com o estudo, foram realizados 7,6 milhões de compras online na data (entre 26 e 27 de novembro), número 24,7% maior do que o registrado na Black Friday em 2019. Já é possível ver alguns resultados dessa importante data antes do próximo feriado.
- R$ 668,70 foi o valor médio por pedido
- 5.000 foram os produtos vendidos por minuto
- Mais de 14 milhões de produtos vendidos
Em 2020, o Natal será comemorado à distância, mas isso não nos impede de presentear a quem amamos. Pensando nisso, aqui estão ótimas notícias para quem já tem ou quer ter um e-commerce:
Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 47% dos brasileiros pretendem comprar os presentes de Natal pela internet. Mesmo quem tinha receio de comprar online, viu na modalidade uma alternativa de presentear sem deixar a data passar em branco.
Além disso, de acordo com a projeção da FecomercioSP, o e-commerce terminará 2020 com crescimento de 32% no faturamento real em relação a 2019 – um aumento da ordem de R$ 7 bilhões a mais nas receitas.
Como preparar o e-commerce para o Natal?
- Otimize sua logística
- Decore seu layout
- Ofereça frete gratuito por tempo limitado
- Diferencie seus produtos
- Distribua cupons de desconto
- Capriche no marketing
Categorias da Black Friday
As categorias que geraram maior volume de compras no período foram:
- Moda e acessórios
- Beleza
- Perfumaria e saúde
- Artigos para casa
- Entretenimento
- Eletrodomésticos
- Ventilação
Considerando o faturamento, as classes de produtos que mais geraram receita foram:
- Telefonia
- Eletrodomésticos
- Ventilação
- Informática e câmeras
- Entretenimento
- Móveis
- Construção e decoração
Quem comprou mais?
A Neotrust/Compre&Confie aponta que a maior parte das vendas esteve concentrada na região Sudeste (61,6%). Em seguida, estão: Nordeste (15,9%), Sul (14,5%), Centro-Oeste (6%) e, por último, o Norte (2%).
Segmentando por gênero, as mulheres fizeram mais compras do que os homens: elas foram responsáveis por 55,7% dos pedidos realizados, enquanto eles somaram 44,3%.
Em relação à faixa etária, a idade média do consumidor na Black Friday 2020 é de 36 anos. A maior parte das compras online foi feita por brasileiros entre 26 e 35 anos (34,6%% do total de pedidos realizados). Os que têm entre 36 e 50 anos vêm em seguida (33,2%) e aqueles com até 25 anos ocupam o terceiro lugar (18,9%). Por último, estão os consumidores acima de 51 anos (13,2%).
Por Igor Sorente – jornalista fora da curva, apaixonado por marketing digital. Lutador nas horas vagas e há 16 anos compartilhando histórias para a imprensa. Movido a desafios e fissurado por métricas.