A rápida migração dos negócios para o ambiente digital durante a pandemia do novo coronavírus veio para ficar e, por causa dela, as empresas precisarão adaptar suas operações para lidar com a nova demanda.
É preciso que as empresas “preparem o terreno” para o mundo pós-covid-19, em que haverá uma integração cada vez maior entre as operações digitais e físicas. Estamos falando que agora as pessoas ocupam o centro. Ou você respeita o indivíduo (todos) ou não pertence a esse mundo. Não falamos mais de clientes e funcionários, mas, sim, de comunidade.
A jornada da transformação que deveria durar alguns anos está agora sendo compactada em alguns meses. Os chatbots vão crescer tão rápido quanto os serviços de delivery. Isso permitirá que, na mesma plataforma que estamos usando para nos comunicarmos, também poderemos resolver uma necessidade rápida, utilizando inteligência artificial. Isso também será acelerado com a internet 5G.
Tão logo consigamos reorganizar as nossas responsabilidades profissionais após o terrível momento pelo qual estamos passando, devemos focar nesse “novo mundo”, usando o precioso intervalo obrigatório que estamos fazendo para algo relevante, decisivo para todos. Assim, nos aproximaremos das soluções digitais já existentes para nossas atividades.
Na prática, usaremos nossa própria empresa de uma forma melhor para as pessoas, seja com serviço, seja com produto. As marcas passarão a ser realmente indivíduos e, como tal, só vão prosperar com verdade e amor ao próximo, usando a tecnologia para acelerar seu propósito.
A crise atual nos ensina que sairemos dela mais conscientes. O caminho para a paz passa pela compaixão e pela tecnologia. Nada ficará como antes. Nenhuma empresa, nenhuma pessoa.